Acerca...


A fotografia expressa sentimentos e partilhar esses sentimentos faz da arte uma aventura emocionante.

Gosto da mistura de cores, dos espaços verdes e amplos, gosto das montanhas e de respirar a sua tranquilidade…


agosto 13, 2014

Viagens na minha terra...

Rio Douro, em Vila Nova de Foz Côa


Foi prodigiosa a natureza quando criou este vale entre Barqueiros e Miranda do Douro e cedo o homem descobriu o rio e percebeu a infindável riquesa dos seus recursos. Desbravando terras e removendo pissarras de xisto maciço, criaram socalcos onde armaram vinhedos de castas excepcionais. Delas se extrai o famoso Vinho do Porto e os excelentes Douro que, cada vez mais, sobressaem na elegância dos vinhos portugueses. Já no século XVIII Marquês de Pombal reconhecia esta grandeza e natureza de excepção criando aqui a primeira Região Demarcada do mundo.


       

Não obstante a existência de inúmeros caminhos vicinais, com ligação entre povoados e às zonas ribeirinhas, o rio Douro foi, também aqui, a grande ligação entre o litoral (Porto) e a fronteira com Espanha (Miranda do Douro). É numa dessas rotas que margeam esse rio que se destinge a que ladeia um dos seus afluentes: o rio Côa.
A importância e beleza do local não passou despercebida, também e já nesse tempo, ao homem paleolítico que aqui se radicou e gravou nos xistos a mensagem que nos chega, agora identificada e preservada, na figura da Arte Paleolítica do Vale do Côa.


      

" (...) "painéis" ao ar livre e os “habitat” identificados, são testemunhos do povoamento, de uma vitalidade e de uma mestria de concepção e traços que trouxeram até nós 25.000 anos de tempo. Esta longa galeria de arte dá-nos registos do período Neolítico e da Idade do Ferro, transpondo depois de um só fôlego dois mil anos de História para firmar na Época Moderna representações religiosas, nomes e datas até há poucas dezenas de anos."
- www.arte-coa.pt

Sem comentários: